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A palavra coaching, que em português significa treinamento, foi usada originalmente nos esportes para denominar a atividade da pessoa que ajuda um atleta a treinar. A partir daí, ela se espalhou para várias áreas. Adaptada à linguagem corporativa, na década de 1980, nos Estados Unidos, tornou-se um processo de desenvolvimento profissional que está ganhando cada vez mais popularidade nos negócios por ser considerada uma das formas mais gratificantes de tornar pessoas e empresas mais eficientes.
Ao contrário do que a tradução remete, coaching não é um treinamento e sim um processo que oferece às pessoas as ferramentas e as oportunidades que elas precisam para se desenvolverem. Maurício de Paula, um dos pioneiros a atuar como coach no Brasil. Ele diz que esse processo tem foco no desenvolvimento de performance ou de carreira. "O coach busca ajudar seu cliente, o coachee, a conhecer melhor seus recursos e, consequentemente, a fazer melhor uso deles em busca de resultados. Ele é o 'olhar externo' para ajudar o cliente a perceber pontos que, sozinho, muitas vezes ele não consegue enxergar", explica.
Em resumo, o coaching não significa dizer às pessoas o que devem fazer, mas sim ajudá-las a avaliar o que estão fazendo, levando em consideração seus objetivos, valores e sonhos. É uma espécie de autodesenvolvimento, onde os participantes fazem as perguntas e devem encontrar as respostas.
Há várias formas de se aplicar o coaching. Uma das mais comuns é a realização de sessões individuais, desenvolvidas com prazo determinado. Criador de uma metodologia própria, iniciada em 1997, quando o coaching passou a ser desenvolvido no Brasil, Maurício de Paula diz que a duração desse processo varia de acordo com o tipo de necessidade do cliente. As sessões semanais acontecem, normalmente, de três a seis meses.
Durante o processo, o coach aborda os aspectos comportamentais, os resultados e a carreira do cliente. O trabalho é desenvolvido em cima de casos reais. O coachee leva os relatos de sua vivência na empresa e a partir dessas informações são abordados os aspectos comportamentais. "Olhamos a estrutura e a cultura da empresa, as metas e as estratégias que o cliente constrói, suas aspirações, sua visão de futuro. Enfim, o apoiamos para que busque a melhor performance e resultados, tudo alinhado com o que lhe faz feliz", diz.
Sucesso do coaching depende de interação com cliente
Profissional atua como facilitador em processo que lida com pontos sensíveis dos participantes
O agente principal é o cliente e o coach, apenas um facilitador do processo de desenvolvimento individual. A explicação é do coach (responsável pela capacitação) Maurício de Paula, que também é psicólogo. Ele assinala que o coaching, solução para desenvolvimento pessoal e profissional oferecida pelo Sebrae no Paraná, mexe bastante com as pessoas, por entrar em pontos sensíveis considerados muitas vezes feridas. Por isso, o vínculo de confiança entre coach e coachee (cliente) é fundamental para o sucesso do trabalho.
"Quando o cliente está aberto para o processo, consegue transformar problemas em oportunidades. Muitos profissionais e empresários, ao final do trabalho, se tornam experts em lidar justamente com aquilo que outrora estava sendo suprimido, escondido, dada a dificuldade de se trabalhar sozinho aqueles pontos", diz Maurício.
É comum os empresários e os profissionais procurarem o coaching quando enfrentam problemas. Maurício de Paula diz que essas dificuldades podem ser de relacionamento com o líder ou colegas de trabalho ou na liderança de equipe, no planejamento de ações, na identificação de melhores decisões ou quando se percebe a carreira estagnada. O coach pode ajudar nessas situações. Sozinho, muitas vezes, o empresário ou o gestor tem dificuldades de perceber onde estão os pontos que bloqueiam o desenvolvimento da empresa.
Mas, segundo Maurício de Paula, o coaching também pode ser importante para que as pessoas se organizem melhor, atuando na empresa de forma planejada. "O ideal é procurar o coach quando simplesmente se quer conquistar melhores resultados. Com isso, o empresário pode atuar de forma mais profissionalizada, se antecipando aos problemas", diz.
Entre os benefícios do coaching estão crescimento em maior velocidade, alinhamento junto às equipes, eficiência e capacitação no trabalho. Em relação aos indivíduos, o processo ajuda a clarear os objetivos de vida, dando maior energia para alcançá-los.
O coaching ainda contribui para as empresas, na manutenção de funcionários, a evitar despesas com a repetição de treinamentos e com a queda de produtividade quando empregados deixam a empresa. Por causa dos benefícios e ganhos que pode gerar, o coaching é visto como um investimento importante para profissionais e empresas. Os valores mais praticados no mercado estão entre R$ 150 e R$ 350 a sessão.
Antes de contratar um coach, o indivíduo precisa saber se realmente está aberto para ouvir e refletir. O coach nada poderá fazer se o cliente não estiver aberto a se conhecer e promover mudanças de atitudes. O próximo passo, também importante, é buscar indicação do profissional que pretende contratar.