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“As desigualdade globais podem ser reduzidas com a VALORIZAÇÃO do PROFESSOR adequado aos avanços modernos para educar PROFISSIONAIS.” (Elenito Elias da Costa e LEVY DA COSTA).
INTRODUÇÃO
No mundo de inovações tecnológicas, de mudanças comportamentais, de crises econômicas, políticas e sociais, de dificuldades outras, com desemprego, e instabilidade social, podemos entender que todos esses fatos e variáveis intrínsecas e extrínsecas devem afetar o labor de todos e a educação deve está sempre antenada com essas mudanças que se tornam constantes, obrigando que educandos e profissionais recebam orientações compatíveis com essas exigência desses mondo novo, e que para isso acontecer tanto estabelecimento educacionais, gestores, investidores e principalmente PROFESSORES devem rever suas metodologias para atingir a qualidade esperada.
É fato que essas mudança e alterações devem ter como base VALORIZAR os profissionais que se emprenham em se adequar a essas mudanças, pois o sistema assim necessita.
O presente artigo visa contribuir com PROFESSORES mostrando a eles a necessidade dessa mudança comportamental, pois o mundo em que o educando e profissionais estão vivendo também sofre essas mutações, e o mais gritante afetam suas vidas diretamente.
TEMPO
Temos a impressão de que a cada dia o tempo se torna mais curto, quando comparado com os avanços tecnológicos, e isso nos possibilita entender quão distante estamos do mundo evoluído.
Tal entendimento nos remete a Teoria da Relatividade, buscando uma reflexão mais acentuada diante da mobilização do PROFESSOR em face da gama de informações e diante de uma aceleração meteórica, possibilitando entender sua empatia diante dos fatos.
E quando comparamos a importância do TEMPO, podemos mensurar a sua CUSTOMIZAÇÃO diante dos esforços empreendidos, eis talvez, uma verdade incontestável.
UNIVERSIDADE
A dificuldade de obtenção de Capital investido na aquisição de máquinas e equipamentos para laboratórios visando demonstrar na prática tais inovações representam uma grande dificuldade no planejamento desses estabelecimentos de ensino e transformação.
É fato que estamos vivenciando um momento muito delicado, mas devemos entender que o tempo de crise passa, e aquele estabelecimento que estiver mais preparado poderá obter maior número de alunos que buscam a sua formação profissional.
Entendemos que só o MARKETING sem uma base sólida de investimentos na necessidade de se modernizar, com máquinas e equipamentos necessários são vitais para essa ação e atitude, racionalmente desenvolvida e que possam comprovar com RESULTADOS.
Estamos cientes que a distância que nos separa das melhores instituições educacionais no mundo é um fato incontestável, e que continuar fazendo uma publicidade ou mesmo pequenos UP GRADES como Seminários, Apresentações e demais, já não agregam os resultados com foco especifico na busca de quantificar os alunos.
Acreditamos que investidores e gestores devem se debruçar na busca de aplicar racionalmente seus recursos num MACRO PLANEJAMENTO estratégico de comprovado resultados, e evitar reuniões pedagógicas hilárias sem um planejamento aprovado com aferição periódica que demonstrem o seu perfeito alinhamento.
Rever seu quadro de docentes e gestores, que demonstrem claramente o que tem feito de diferencial que os notabilizem fora dos muros da instituição, pois se comprovam lá fora o que fazem, por que não o fazem no ambiente que o acolheu?
Observamos com muita intranquilidade esses resultados, e seu continuísmo comprova a nossa cegueira diante dos fatos que nos assolam, pois o educando precisa visualizar com clarividência esse diferencial, quer junto à gestão, e principalmente junto ao docente.
Lembramos que o MARKETING só funciona com exemplos práticos comprovados, caso contrário se torna PIADA, de fácil indigestão, pois comprova a inabilidade dos gestores e docentes na vã ideia de tentativa de mostrar o que não É, e isso inibe sensivelmente o educando.
Inexiste espaço para velhas práticas ainda usuais, mas de eficiência discutível, e precisamos de uma reengenharia para identificar o excesso de CUSTOMIZAÇÃO no processo de qualificar o produto aceitável pelo educando.
PROFESSORES
Acreditamos que a VALORIZAÇÃO do professore deva está estatisticamente focada nos resultados que o representam, considerando diversas variáveis, desde a pesquisa, a elaboração de artigos e livros publicados, seu labor diário com contribuições qualitativas para o mercado, seu trabalho voluntário, ou mesmo suas palestras apresentadas com comprovada aceitação.
Estamos num mundo em que o DIPLOMA ou mesmo CERTIFICADO, devem ser confrontados com sua produção literária e pedagógica, pois seu conhecimento prático tem mais serventia e importância na transmissão de conhecimento junto ao alunado.
O RISCO de contratar PROFESSORES tende a reduzir, se o resultado junto à satisfação do alunado se apresenta em elevação e preciso manter essas estatísticas em evidência.
O PROFESSOR deve rever suas AÇÕES e ATITUDE, e procurar produzir Artigos e publicar Livros, ou mesmo elaborar suas Palestras com bastante afinidade junto à sociedade até mesmo fora dos limites da Universidade.
Com a competitividade da Inteligência Artificial, seus QUBITS devem suplementar a Lógica FUZZY, pois ele deve entender que a Machine Learning conjuntamente com o Deep Learning, podem identificar dentre outras as mais previsíveis assertivas diante da Big Data, quando busca o Data Mining, mesmo in the Cloud. Se, por acaso não tenham entendido esse parágrafo, sugiro rever sua base de dados.
Ressaltamos que o PROFESSOR do mercado atual deve se compatibilizar com as inovações que o abunda, pois sua continuidade e sustentabilidade dependem de sua rápida adequação, assim como a IES que o contratou, pois essa simbiose qualitativa representa a sobrevivência de ambos.
EDUCANDOS
A escolha da IES (Instituição de Ensino Superior), o curso que o identifica, as profissões do futuro breve, o mercado de labor, quer seja empregado ou de empreendedorismo, estão vinculados ao valor investido por cada educando.
O RETORNO desse investimento junto ao cliente está sendo aferido continuamente, e sua satisfação deve equilatar e medir tais resultados, mesmo sabendo que seus anseios e suas exigências são passíveis de RISCOS.
Aqueles que mais próximo estiverem junto ao cliente (aluno), devem demonstrar suas competências através de suas metodologias no desenvolvimento de cada disciplina, e precisam de motivação suplementar, inclusive com investimentos em tecnologia de ponta, que façam a grande diferença da qualidade daquela IES.
Lembramos que a comprovação dos fatos notabiliza e satisfaz os resultados esperados pelo educando, que deve ser tratado como INVESTIDOR e isso exige respeito.
O educando precisa de informações de qualidade para edificar a sua formação profissional, pois brevemente estará no mercado seletivo com toda sua exigência.
A oferta desse DIAMANTE não pode se confundir com o DIAMENTE, e essa diferença demonstrará as IES que sobreviverão nesse novo mercado.
CONCLUSÃO
Pedimos educadamente nossas desculpas aqueles que se sentiram afetados pelos escritos desse pequeno artigo, quer seja, pessoa física ou jurídica, mas entendemos que o NOVO mercado exige ação e atitudes coerentes e racionais, já que os antigos jingles, publicidade, marketing de massa ou qualquer outro, já não possibilitam os resultados esperados.
A mudança deve ser RADICAL, desde IES, investidor, gestores, docentes e decentes, pois o CLIENTE mudou, diante das inovações que a mídia disponibilizou em seu phone móbile, e isso é verossímil.
“O entendimento de uma VERDADE absoluta pode constranger, mas o MERCADO se torna cada dia mais seletivo á TODOS os sobreviventes.”
AUTORES: Elenito Elias da Costa e LEVY DA COSTA.