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Empreender está relacionado diretamente com a personalidade do empreendedor. São pessoas que, em muitos casos, possuem uma visão ampla e comprometimento com seus objetivos. No entanto, ter ideias para novos negócios é um dos maiores dilemas para o empreendedor.
Dados levantados pelo Sebrae apontam que o Brasil registrou um número recorde de abertura de pequenos negócios no ano passado. Foram mais de 3,9 milhões de empreendimentos, representando um aumento de 19,8% em relação a 2020, quando foram criados 3,3 milhões de micro e pequenas empresas.
Para Cleber Brandão, especialista em negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor focado no varejo, mesmo que algumas pessoas tenham mais dificuldade que outras durante esse processo, é importante que empreendedores se atentem para alguns pontos. “No processo para geração de novas ideias empreendedoras, o mais importante é dar a atenção necessária para a estruturação, existindo alguns caminhos que podem ser seguidos. Um deles é buscar ideias a partir do próprio perfil pessoal. Ou seja, quem é, o que gosta, os conhecimentos e, principalmente, a rede de relacionamentos desse empreendedor. Essa abordagem com base no perfil pessoal é conhecida no mundo do empreendedorismo como effectuation, onde se pega aquilo que mais gosta e transforma em fonte de renda. Isso também é conhecido como propósito de vida”, declara.
De acordo com o especialista, outro caminho que pode ser adotado é observar com atenção as oportunidades de mercado. “É possível identificar uma oportunidade valiosa durante uma viagem, por exemplo, como no caso do executivo Dietrich Mateschitz, da Red Bull, que durante uma viagem à Tailândia descobriu uma bebida energética que o ajudaria com o jetlag. Ele levou a bebida para a Áustria e desde então ela se espalhou ao redor do mundo”, relata.
Acompanhar tendências e analisar como elas podem se projetar no futuro também é uma forma de obter ideias para negócios. “O envelhecimento da população brasileira, por exemplo, mais que uma tendência, é uma realidade. Dessa forma, pensar em soluções para as necessidades que estão surgindo com esta tendência, é um caminho para a descoberta de novas fontes de negócios. Assim, é possível ter mais clareza sobre que tipo de negócio trará paixão para o dia a dia, diferentemente de se pensar em um negócio apenas pelos rendimentos que ele pode gerar. Se não der brilho nos olhos, não é um bom negócio”, finaliza Cleber Brandão.
Sobre Cleber Brandão
Cleber Brandão é especialista em estratégia de negócios, palestrante e treinador comportamental. Por ser empresário e ter negócios no mercado de varejo, já treinou milhares de empreendedores para alavancarem seus negócios por meio da comunicação e desenvolvimento pessoal. Como palestrante motivacional e de vendas, tem tirado as pessoas do chão, transformado qualquer evento em um verdadeiro show de conteúdo e aprendizado de forma didática e leve. Nasceu em família humilde do interior de Goiás e se tornou professor Universitário, mas sua paixão sempre foi impactar vidas. Cléber possui um extenso currículo acadêmico com vários MBA's, tornando-o ainda mais capacitado tecnicamente. Para mais informações, acesse https://www.cleberbrandao.com.br/ ou pelas redes @cleberbrandao.