Tel: 11 2645-1048
Grandes eventos de alcance global, como a Copa do Mundo, Olimpíadas e festivais de música como o Lollapalooza e Rock in Rio, além dos reality shows exibidos nas TVs abertas podem contribuir fortemente para ações de marketing digital feitas pelas empresas.
Além das ações de patrocínio direto, como as marcas que investem na Seleção Brasileira de futebol, outras empresas pegam carona nesses eventos e fecham contratos com personalidades que estão em evidência nessa época, casos dos jogadores Vinícius Junior e Neymar e do narrador Galvão Bueno.
A propósito, a despeito da queda de audiência das TVs abertas apontada pelos institutos de pesquisa, as transmissões têm contribuído para um aumento significativo das redes sociais dos personagens envolvidos.
Saulo Camelo, CEO da CMLO&CO, agência que auxilia empresas a alcançarem os seus objetivos com ferramentas e estratégias de marketing inovadoras, aponta um aumento de 2 milhões de seguidores do jogador Richarlison logo após o gol marcado na estreia do Brasil na Copa do Mundo do Qatar.
Segundo Saulo, embora o PNT – Painel Nacional de Televisão — índice que registra a audiência das TVs abertas em todo o Brasil — venha registrando queda ao longo do ano, a TV Globo vem batendo recordes nas transmissões dos jogos da Copa do Mundo, especialmente do Brasil, de modo que, “se forem tomados números absolutos, no Brasil a TV aberta ainda tem muita penetração de TV entre as pessoas”.
Para o publicitário, acontecimentos exibidos nesses grandes eventos transmitidos pela TV aberta acabam se tornando tendências para o meio digital, especialmente as redes sociais, de modo que o indicado para as empresas que pretendem fazer ações relacionadas é adotar um posicionamento cruzado do off-line da TV aberta e o on-line do digital. “A televisão ainda tem esse poder de impulsionar as celebridades, influenciadores e todo público envolvido”, ressalta.
De acordo com o CEO da CMLO&CO, associar a marca a uma pessoa é uma estratégia muito antiga, feita há muitas décadas. Contudo, Saulo adverte para as empresas avaliarem também os riscos de posicionamento do personagem que vai representar a marca, especialmente quando essa pessoa dá alguma declaração negativa à imprensa que acaba viralizando no meio digital e gere impacto negativo para a marca. “Automaticamente as pessoas acabam associando uma eventual mancha que a celebridade crie na sua imagem à marca que a patrocina”, aponta o publicitário.
Para finalizar, Saulo afirma que como essas pessoas estão em evidência, promover ações de marketing com essas celebridades criam uma expectativa de maior reconhecimento de marca e até um aumento de vendas.
Sobre Saulo Camelo
Saulo Camelo é publicitário, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e empresário há mais de dez anos no ramo de comunicação, marketing e publicidade. Com background nas áreas de branding e design, fundou em 2011 a Camelo Digital, agência de marketing e publicidade com mais de 500 clientes atendidos em mais 12 países e que hoje se torna a CMLO&CO. Responsável por liderar projetos de planejamento estratégico, marketing, performance, comunicação e tecnologia, Saulo é o CEO e presidente das operações da CMLO&CO, gerenciando times responsáveis por atender grandes marcas como Nestlé, Garoto, Petrobras, Coqueiro, Shopping Center 3 entre outros.
Sobre a Agência CMLO&CO
Há mais de 10 anos, a Camelo Digital - agora CMLO&CO, escreve a comunicação para empresas de todos os segmentos. Hoje, a missão é apoiar as marcas em novos desafios, oferecendo soluções voltadas para marketing, tecnologia e publicidade. A mudança de nome é fruto da inquietude de uma equipe que busca sempre ir além, e que entende que os ambientes se expandem e por isso a necessidade da adequação para oferecer uma nova proposta, mais robusta e sofisticada. Atualmente, no portfólio estão organizações como Nestlé Health Science, Lego, Editora Moderna, Camil, Coqueiro, Garoto, Saúde Petrobras entre outros. Para saber mais, acesse www.cmlo.co, pelo instagram @cmlo.co