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A valorização dos colaboradores é um fator crucial para o melhor desempenho e produtividade das equipes. "Pessoas satisfeitas e motivadas têm mais engajamento e comprometimento com as metas da companhia", comenta Renan Conde, diretor Américas da Factorial, plataforma de centralização de processos de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Pensando nisso, o executivo sugere cinco ações para as organizações incluírem no calendário:
1. Realizar eventos e atividades
O RH pode promover eventos e atividades de integração para criar um ambiente mais harmonioso, como jogos, competições esportivas e churrascos com o time.
2. Enviar mensagens de agradecimento aos colaboradores
Esta é uma ótima forma de reconhecer o papel de cada funcionário na organização. As mensagens podem ser compartilhadas por meio de diversos canais, como e-mails, rede social corporativa e murais.
3. Fazer uma pesquisa de satisfação
Uma ação importante é a realização de uma pesquisa de satisfação dos funcionários. A medida ajuda a entender o nível de contentamento dos colaboradores em relação à empresa, aos líderes e aos colegas de trabalho. Os resultados podem ajudar o RH na identificação dos pontos fortes e fracos na gestão de pessoas.
4. Realizar treinamentos e palestras especiais
Uma forma de valorizar os colaboradores é realizar treinamentos e palestras especiais, incentivando o crescimento profissional. Essas atividades demonstram que a empresa se preocupa com o desenvolvimento da equipe.Treinamentos e palestras motivacionais podem ajudar a melhorar a produtividade e a qualidade do trabalho.
5. Oferecer brindes e lembranças
Em datas comemorarivas, para reconhecer os colaboradores, as áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal podem oferecer brindes e lembranças aos trabalhadores, que incluem canecas, chocolates, vouchers, passeios e happy hours. A forma de entrega dos presentes pode ser diretamente na empresa ou na casa dos colaboradores.
Sobre a Factorial
A Factorial é uma HRTech unicórnio e plataforma global de centralização de processos de recursos humanos e departamento pessoal. Fundada em 2016 por Jordi Romero e Bernat Farrero, está sediada em Barcelona e atua em outros 8 países, são eles: França, Portugal, Itália, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e México. Chegou ao Brasil em 2022, com um aporte de mais de US $80 milhões obtido em uma rodada de financiamento série B liderada pela Tiger Global Management e poucos meses depois, se tornou unicórnio, com a captação de US$120 milhões de um aporte Série C. Com mais de 70 mil empresas atendidas, entre elas, KFC, Agrotools, Play9, Booking.com e Sou Smile, a Factorial digitaliza atividades de RH e DP para otimização de tempo e atribuição ao que mais importa: as pessoas.