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A digitalização dos processos é algo que vem conquistando cada vez mais espaço dentro das empresas. Em setembro de 2022, o IBGE divulgou o relatório PINTEC Semestral, que apontou que quase 85% das companhias entrevistadas declararam fazer uso de, pelo menos, uma tecnologia digital em seus processos. Impulsionado, principalmente, pela intensificação de atividades remotas, a assinatura eletrônica também ganhou espaço nesse cenário. De acordo com a ZapSign, startup de assinatura de documentos por meios digitais, a digitalização de documentação ajuda a reduzir em até 90% o tempo de formalização e gera uma média de R$55 de economia por registro.
“Quando as companhias migram para o digital, os benefícios vão além da agilidade. A logística de validação de um registro físico é extensa e gera muitos gastos para as empresas, custando em média R$55 por documento - entre impressão, deslocamentos para coleta de assinaturas, armazenamento e gerenciamento de cada registro”, explica Getúlio Santos, CEO da ZapSign.
Outro ponto positivo destacado pelo executivo é a contribuição para as práticas ESG, com a redução do impacto poluente. Segundo dados gerados pela própria empresa, que oferece um relatório de sustentabilidade para os mais de 1 milhão de usuários ativos, as assinaturas eletrônicas têm a capacidade de reduzir em 80% o uso do papel nos escritórios, o que contribui com a economia de 95% na emissão de CO² e 90% do consumo de água, ambos gerados pela produção do papel.
Atualmente, existe no mercado uma série de empresas que oferecem a possibilidade de assinatura digital de documentos. A validação pode ser realizada via e-mail e, como no caso da ZapSign, através do uso de aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram.
“Ter a funcionalidade em aplicativos de mensagem, em que a maioria das pessoas está acostumada, é um grande diferencial quando tratamos de praticidade. Notamos que o negócio vem crescendo cada vez mais. Só em 2023 registramos um aumento de 140% no uso da ferramenta”, disse Getúlio. Segundo relatório da Grand View Research, a previsão é de que haja um crescimento de 36,2% no mercado de assinaturas digitais até 2030, alcançando o faturamento de 40 bilhões de dólares.
Sobre a ZapSign
Criada em 2020, a startup brasileira ZapSign permite às empresas enviar documentos para serem assinados por meio de aplicativos de mensagens, como WhatsApp, e-mail ou qualquer outro canal de comunicação. Com mais de 1 milhão de usuários ativos cadastrados (entre assinaturas gratuitas e premium) e mais de 30 milhões de documentos já assinados, a plataforma apresenta interface simples e intuitiva, além de excelente custo-benefício. Dentre os clientes, estão algumas das maiores empresas do país, como Itaú, Grupo GPA, Greenpeace, L'Oréal Brasil, Unimed e Rappi. Iniciou seu processo de internacionalização em 2021 e, atualmente, conta com clientes em 21 países. Faz parte da Truora, eleita a quarta melhor startup para jovens trabalharem no Brasil, segundo o ranking Employer for Youth (EFY).