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Nesta série sobre estratégia de serviços estaremos abordando as perspectivas estratégicas de Grönroos, renomado especialista finlandês em gestão de serviços, para quem existem 4 principais maneiras de como uma organização pode estabelecer sua forma de competir no mercado: produto, preço, imagem e serviços.
No artigo de hoje descrevemos a perspectiva baseada em imagem
Uma empresa adota a perspectiva estratégica de competição em imagem quando:
Enfim, a marca é o que cria mais valor para o cliente!
Competir em imagem não significa ter produtos ruins e um bom "marketing" ...
Significa ter um produto bom, funcional, que atende às necessidades dos clientes, porém, a marca, imagem, "brand" dos produtos ou da empresa são o maior atrativo, aquilo que mexe com o cliente, com o consumidor.
Você consegue se lembrar de um produto que você usa, que seja bom, mas que, verdadeiramente, você optou por ele por que a marca tem charme, por que lhe traz algum nível de status, por que ter um produto como aquele lhe coloca em determinado nível que lhe faz sentir bem?
Você consegue se lembrar de uma empresa de serviços – restaurante, hotel, clínica, que você frequenta, que presta um bom serviço, mas que, honestamente, você vai lá por que é importante para você, profissionalmente ou socialmente, lhe projeta em determinado círculo de relacionamento? Ou mesmo por que você gosta de "contar que esteve lá"?
Pois este tipo de empresa é o melhor exemplo de empresas e produtos que competem baseado em imagem.
Veja outros exemplos de empresas que adotam uma perspectiva estratégica baseada imagem:
Como pontos negativos sobre as empresas que adotam a estratégia de imagem, podemos citar:
Sua empresa tem uma estratégia pautada em imagem? Apenas em imagem?
Nesta série de artigos discorremos sobre o conceito de qualidade. Neste artigo tratamos de estratégia baseada em imagem.