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Uma parte considerável do sucesso de um negócio depende fortemente da forma como ele se apresenta. Seja virtual ou físico, um empreendimento tem, inevitavelmente, seu desempenho atrelado à sua, digamos, aparência. E isso vai muito além de, simplesmente, escolher as cores e as fontes tipográficas que vão compor seus logos, slogans, peças publicitárias. O que pesa, então?
No Pei, buf! desta edição, conversamos com alguns especialistas na área sobre os principais aspectos que precisam ser levados em conta na hora de desenvolver a identidade visual de um negócio. Abaixo estão reunidas as principais considerações, que vão ajudar você e sua equipe nessa missão.
1 – Antes de tudo, entenda o que é a identidade visual
Se você começar tendo em mente uma conceituação equivocada a respeito do que é a identidade visual, há grandes chances de comprometer tudo que for feito nos passos seguintes.
“Identidade visual é a forma como uma empresa ou produto se apresenta, visualmente, ao mercado. Ou seja, fazem parte da identidade visual, além do logotipo, elementos como: símbolo, variações de assinaturas, estampas ou texturas complementares, cores, tipografia e também a forma / estilo como estes elementos são trabalhados. Sim, a identidade visual estará traduzida também na embalagem, e materiais de merchandising, por exemplo”, explica Fernanda Galindo, sócia da Malagueta PDV.
2 – Defina os valores que identificam a empresa
Todo o visual de uma organização precisa estar alinhado com sua essência. Ou seja: seus valores, sua visão e sua missão. “A programação visual deve ajudar o consumidor a reconhecer rapidamente aquela empresa, mas não só isso, deve ser uma tradução de sua personalidade”, diz Gustavo Bastos, sócio da agência de publicidade 11:21.
3 – Leve em conta o contexto
A identidade visual de uma empresa também precisa levar em conta o meio em que a organização está inserida. “Por exemplo, uma empresa muito moderna, na área de tecnologia, deve ter uma identidade visual que tenha estas características, mesmo que de forma indireta”, explica Fernanda.
4 – Faça o designer incorporar o espírito da empresa
Como explica Gustavo Bastos, é fundamental que o profissional responsável pelo desenvolvimento da identidade visual esteja bem por dentro dos valores que compõem a marca.
“Chamar um profissional e mostrar pra ele tudo o que a empresa faz, pensa, falar sobre referências do que a empresa acha bonito, elegante, falar de cores e formas, de conceitos e valores da empresa. Quanto mais o profissional souber sobre a ‘alma’ da empresa, mais ele vai acertar na criação da identidade visual”, explica.
5 – Faça-se lembrar
“A identidade visual é o cartão de visita da empresa. É a forma como ela se apresenta. Além de ser atraente, legível, precisa ser facilmente guardada, agradavelmente lembrada. A semiótica fala muito disso em relação à cultura e formas que são facilmente memorizadas”, afirma Chiquinho Lucchini, diretor de criação da agência de publicidade Kindle.