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Quando você vai ao mercado, precisa saber quantos quilos de carne e açúcar vai comprar, quantos litros de refrigerante e qual o tamanho da bateria que você precisa. Quando você vai comprar roupas e sapatos, precisa saber da numeração. O mesmo acontece quando você quer emagrecer: você normalmente pensa em quantos quilos quer perder. Ou seja, as medidas te acompanham o tempo todo.
Se tudo é medido, por que não medir os resultados da sua empresa? E como medir esses resultados? Para isso, usamos indicadores de desempenho, que nada mais são do que instrumentos que mostram o progresso de determinadas áreas. São esses indicadores que vão mostrar o resultado das estratégias e orientar as tomadas de decisão da empresa.
Afinal de contas: com base em quê você toma suas decisões gerenciais? Através desses indicadores, é possível fazer comparações entre o que foi planejado e o que foi realizado e fazer com que você perceba os ajustes necessários em seu planejamento.
Os indicadores de desempenho mais utilizados são os de: lucratividade, produtividade, qualidade, capacidade e estratégicos:
Perceba que esses indicadores caminham juntos, independente do ramo de atividade da empresa. Por exemplo: se sua empresa é de prestação de serviços de suporte de TI, você tem que ter uma equipe enxuta, com profissionais competentes que mantenham a qualidade do atendimento, sem atropelos, conhecendo e respeitando os objetivos da empresa e dando lucro.
Existe um universo de indicadores de desempenho para medir as atividades da empresa. Alguns exemplos para te inspirar:
Entenda quais indicadores vão ajudar na gestão do seu negócio; eles devem estar ligados à estratégia que você planejou para sua empresa. Conheça seu negócio, saiba onde quer chegar, trace objetivos e não deixe de medir seus resultados.
* Karla Küster é CEO e consultora na Credita CGE.