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Iniciar um empreendimento ou manter uma corporação saudável, com crescimento escalável e lucratividade constante, requer cautela e atenção por parte dos empreendedores em todas as áreas. Qualquer falha ou descuido pode ter consequências fatais para a empresa.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, o número de pedidos de falência de empresas aumentou aproximadamente 56,5% em janeiro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse aumento é especialmente notável entre as micro e pequenas empresas, sendo a falta de gestão adequada, dificuldades para obter capital de giro e o acúmulo de dívidas os principais fatores que contribuíram para esse cenário preocupante.
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Outro estudo conduzido pela mesma instituição revela que houve um aumento de 80% no número de empresas com dificuldades financeiras que solicitaram falência no país, no período entre janeiro de 2021 e janeiro de 2023.
Pensando em diminuir esses índices, Dario Perez, CEO da Hyper Group, grupo de soluções em gestão, marketing e tecnologia, lista cinco pilares que podem ser determinantes para o sucesso dos negócios.
Esse é um fator que, normalmente, os empreendedores têm menos conhecimento, mas que é de extrema importância para o andamento dos negócios.
Nesse caso, é válido destacar três itens:
Esse é o ponto-chave de qualquer negócio e envolve quatro pontos fundamentais:
É preciso desenvolver um planejamento orçamentário com tudo o que será gasto no seu negócio. Além disso, é importante implementar um sistema financeiro automatizado que seja fácil e prático. Outro ponto que necessita de atenção é com relação aos impostos e governos, pois muitas empresas abrem falência porque não sabem controlar a parte tributária e suas burocracias. Outro fator importante é com relação a precificação, e para isso é fundamental olhar a concorrência, o custo e os clientes.
O grande erro é a forma como as pessoas criam um produto. Para desenvolver algo é preciso se atentar ao empacotamento – criar uma forma de mostrar ao cliente o que está fazendo, que vai desde a caixa até o ponto de venda visando valorizá-lo.
Além disso, é importante desenhar a jornada do consumidor no produto, pois vai fazer com que as marcas entendam os pontos de contato que os clientes têm no processo de compra e uso. Isso faz toda a diferença para entender os pontos a serem melhorados e os atritos que não entregam uma boa experiência para o público.
É possível dividir esse pilar em três pontos: