Tel: 11 2645-1048
O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) iniciou nesta segunda-feira, 27/11, uma operação para fiscalizar 167 escritórios contábeis que estão irregulares na capital paulista.
No estado, o Conselho identificou 11 mil empresas contábeis atuando irregularmente. Elas não possuem registro na entidade e, por isso, receberão a visita dos fiscais do Conselho, no maior mutirão de fiscalização já realizado pela entidade.
As empresas irregulares têm o prazo de 15 dias para se regularizar junto ao CRCSP. Após esse período, será aberto um processo de fiscalização no Conselho, onde serão analisados o tipo e a gravidade da irregularidade.
As empresas têm direito à defesa. Dependendo do resultado do processo, elas podem ser multadas ou ter suspenso ou cassado o direito de exercer suas atividades.
“Essas empresas contábeis clandestinas, que por não cumprirem as leis vigentes, não registrarem os funcionários e nem pagarem tributos, conseguem ter honorários menores e seduzem empresários desavisados”, diz José Donizete Valentina, vice-presidente de Fiscalização do CRCSP.
Qualquer pessoa pode comunicar ao CRCSP infrações cometidas por um profissional ou por uma empresa de serviços contábeis. O Conselho disponibiliza a Central de Irregularidades e as mensagens podem ser enviadas ao e-mail comunicairregular@crcsp.org.br
A ação de fiscalização ocorre por meio de uma parceria entre o Conselho Federal de Contabilidade, a Receita Federal do Brasil, o CRCSP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), responsável.