Tel: 11 2645-1048
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito dos trabalhadores que tem carteira assinada e só pode ser sacado diante de condições específicas fixadas em lei, como demissão, aposentadoria, compra da casa própria e o saque aniversário. Saiba como consultar o saldo, qual o lucro depositado e como receber ainda esse ano.
FGTS: Consulte seu saldo, descubra o lucro depositado e receba parcelas esse ano (Foto: FDR)
O fundo foi criado há 55 anos para ser como uma reserva para o trabalhador. Durante o período em que ele fica na Caixa Econômica Federal é usado para financiar os programas governamentais nas áreas de habitação, saneamento básico e mobilidade urbana.
A Caixa informa que atualmente são mais de 88 milhões de trabalhadores com contas vinculadas ao FGTS, que possuem saldo.
No final do mês de setembro, a Caixa concluiu o repasse dos lucros do FGTS. Ao todo 88,6 milhões de trabalhadores tiveram valores creditados em suas contas.
O montante distribuído dos lucros foi de R$ 8.129. O repasse é referente ao ano de 2020 e são 96% de todo o valor
Aqueles que desejam consultar o saldo do seu FGTS devem seguir esses passos:
Para realizar a consulta pela internet é preciso fazer um cadastro e informar o CPF ou o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador.
Para receber dinheiro ainda este ano, é preciso que o trabalhador migre para o saque aniversário.
O saque aniversário deve ser realizado no mês de aniversário do trabalhador. Porém para que isso seja feito, é necessário solicitar a migração para o modelo.
FGTS: Consulte seu saldo, descubra o lucro depositado e receba parcelas esse ano (Foto: FDR)
O saque pode ser realizado para as mesmas categorias do benefício integral. São elas:
O saque fica disponível por três meses, a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Por exemplo, os nascidos em setembro podem efetuar o saque até o dia 30 de novembro (último dia útil do mês).
Quem escolher o saque-aniversário e depois mudar de ideia deverá esperar 24 meses para a mudança ser realizada. Já quem preferir ficar no modelo tradicional de acesso ao FGTS, chamado de saque-rescisão, e ter direito ao saque do saldo integral em caso de demissão, não precisa fazer nada.